quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sans-Cullotes ( Transformação da Moda )

Sans-Culottes (do francês "sem calção") era a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa a partir de 1771, principalmente em Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes culottes, espécie de calções justos que apertavam no joelho que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira. Na época da Revolução Francesa, a calça comprida era o típico traje da época usado pelos burgueses.
A Moda se tranforma. Em pleno século XVIII a calça era somente vestida pelos homens, mulheres vestiam vestido, e as calças justas eram sinônimos de beleza, elegância e riqueza, geralmente utilizadas pelos nobres. Como os pobres não tinham condições de utilizar bons tecidos nessas calças cullotes (justas) eles aderiam as calças mais largas, até pelo fato de durarem mais tempo, pois os tecidos geralmente eram ruins mas resistentes, não preocupados com a beleza.
Hoje, as mulheres ja invadiram o mundo das calças e ouve uma troca, as calças que antes eram dos nobres passam a ser somente das mulheres, e as calças da baixa burguesia passa a ser aderida a todos os homens seja de qual classe social ele pertença.
Estranho né ?