domingo, 29 de maio de 2011

A PRÁTICA DO ESPORTE NA ESFERA EDUCACIONAL

Escrito pela Profª de Espanhol Joanir J. Costa do Centro Educacional Cuca Fresca.

A prática esportiva é um instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, os ensinando a lidar melhor com suas necessidades, desejos e expectativas, fazendo com que os jovens desenvolvam competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o desenvolvimento individual e social. O esporte além de um instrumento pedagógico, ele cria regras de convívio, limites, respeito ao próximo, um bom relacionamento em grupo, desenvolvimento da personalidade, da tolerância e da integração, tais esses chamados de valores.

É preciso que professores e/ou treinadores tenham uma atenção especial a esta dimensão, pois é possível perceber, por meio de resultados de pesquisas, que o fato de estar com amigos, de fazer novas amizades, de participar de novos grupos sociais, pode ser associado a um dos motivos que levam os jovens à prática regular de atividade física e, também, pela busca de novos valores, tais como: o exercício da disciplina; agir seguindo regras, ter respeito e ética; ser responsável (SALDANHA, 2007).

Podemos perceber que no esporte, assim como na educação em geral, o desenvolvimento dos valores também se faz importante e necessário quando o que está em jogo é a formação humana. Numa época de profundas mudanças, em que há um pluralismo de idéias e de culturas, as crianças e os jovens carecem de encontrar na prática esportiva, um modelo de esporte que respeite a sua identidade, suas diferenças e seus limites. Para alcançar este objetivo é preciso uma prática que construa esses valores. Para que isso ocorra é necessário que o professor acredite na mudança e na suas ações na pratica educacional.




REFERENCIA

SALDANHA, Ricardo Pedrozo. Motivação à prática regular de atividades físicas: um estudo atletas de basquetebol infanto-juvenis. 2007. 72f. Projeto de Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, UFRGS, Porto Alegre, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário